quarta-feira, setembro 20, 2006

Psicologia

A Psicologia é uma ciência que visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano. Embora existam diversas áreas e linhas de atuação, a Psicologia busca o conhecimento e o desenvolvimento humano individualmente ou em grupo.
Destacamos Jean Piaget um renomado psicólogo e filósofo suíço.
Jean Piaget, começou aos 23 anos com estudo do raciocínio da criança, ou seja, em sua teoria, explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói seu próprio conhecimento.
Sua teoria chamada de Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência. Na sua concepção o professor é apenas um mediador, orientador, facilitador e o aluno é quem busca, faz descobertas e a cada dia tenta buscar novos meios de graduar o conhecimento.

Relatório da aula dada pela profª Magda Mazini
Colaboração da aluna Letícia Ribeiro

terça-feira, setembro 19, 2006

A Educação de Jovens e Adultos

Tudo começou na década de 30, quando se começou a consolidar um sistema público de educação no Brasil.

Em 1945, o país vivia a efervescência política da redemocratização.

A Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo:

  • Aumentar a auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizar a educação como meio desenvolvimento pessoal e social.

  • Ter acesso a outros graus ou modalidades de ensino básico e profissionalizante, assim como a outras oportunidades de desenvolvimento cultural.

  • Exercitar a cidadania, sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais.

  • Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos assim como produção literária, artística como patrimônio da humanidade.

A busca de material é essencial para um resultado satisfatório. É preciso trabalhar com textos que sejam interessantes e que tenham significados. Pode-se trabalhar com diversos recursos como: receitas culinárias, textos jornalísticos, artigos, cartazes, panfletos ou textos elaborados pelos próprios alunos.

Explicação Professora Andréa Coelho

Colaboração da aluna Letícia Ribeiro