quinta-feira, maio 24, 2007

Sugestão de atividade: O Sapo este nosso amigo.

Quebra cabeça de palitos de picolé com palavras e desenhos


Material:
- Palitos de picolés
- Pincel atômico

Como fazer:

- Unir os palitos na parte de traz usando duréx ou fita crepe para poder fazer um desenho de acordo com a palavra e escrever uma letra para cada palito
- Depois de pronto retirar o durex
- Colocar em envelopes dois conjuntos de quebra cabeça
- O aluno recebe o envelope e tenta montar
- Quem conseguir ir ao quadro e escrever a palavra, ganha o ponto





Variação:

O quebra cabeça poderá também ser feito utilizando, cartolina e papel cartão ou papelão de caixa de sapato.



Colaboração das alunas Patrícia Garcia e Suelaine Cançado

Você conhece as rochas?

Algumas dicas!!!!!


Existem rochas magmáticas ou ígneas. Elas são provenientes de resfriamento e consolidação do mágna, principal componente do manto. Foi o primeiro tipo de rocha que se formou com a consolidação da parte externa do planeta há bilhões de anos. Um exemplo desse tipo de rocha é o basalto usado em alguns lugares no calçamento de ruas. As rochas sedimentares formam-se pela acumulação (deposição) de sedimentos. São provenientes da desagregação de outras rochas, pela ação da água do vento, do gelo e restos de organismos animais e vegetais. Um exemplo dessa rocha é o arenito.
As rochas metamórficas se formam abaixo da superfície em grande profundidade, devido as grandes pressões (peso) e conseqüentemente alterações de temperatura. O granito é uma rocha magnífica que submetida a novas condições de pressão e calor transforma-se numa rocha metamórfica. A pressão exercida por essas camadas e o aumento da temperatura em profundidade vai transformá-la em outro tipo de rocha, o gnaisse. O calcário é outro exemplo com a pressão ele se transforma em mármore.


Colaboração das alunas Miriam Sandra Lopes Simões e Ieda Lúcia Crozato Vairo

quinta-feira, maio 17, 2007

Jogos Matemáticos

A professora Roselaine administrou aulas de prática de Formação Docente no 4º Período do nosso curso. Todas as alunas apresentaram aulas práticas individualmente de matemática contendo jogos, com o intuito de levar aulas para sala de aula cada vez mais enriquecedoras, estimulantes e prazerosas.
Abaixo seguem algumas atividades desenvolvidas nessas aulas. Aproveitem e façam de suas aulas uma verdadeira diversão de aprender!


QUEBRA-CABEÇA COM SUBTRAÇÕES

Com esse jogo pode-se trabalhar com os alunos a concentração, a habilidade e o raciocínio.






PIRÂMIDES MÁGICAS

Esse jogo não há ninguém que não goste ou fique curioso! Você pede aos alunos que escolham um número e mostrem em quais pirâmides eles aparecem. O truque é você somar os números que aparecem no topo das pirâmides que eles apontaram. Com esse jogo trabalha-se o raciocínio e a soma.


BINGO DE TABUADA

O professor anota no quadro o fato desejado e o aluno marca na cartela. Pode-se premiar o aluno que primeiro completar a cartela.


Colaboração da aluna Raquel Vieira da Rocha

Tecnologia Inovada

Definitivamente não podemos parar no tempo. De acordo com a evolução, nós seres humanos temos que acompanhar a tecnologia, ela nos persegue a todo momento.
O uso das tecnologias da comunicação como correio eletrônico, o fax, o computador e a vídeo-conferência, além dos serviços prestados pelos satélites, reduzem as barreiras do espaço e do tempo. O uso dessas tecnologias está aumentando e hoje é possível obter dados por meio dos quais se pode até avaliar os trabalhos dos alunos.
As aulas tendem a ficar mais criativas e dinâmicas.


Colaboração das alunas Renata Lopes da Silva e Cíntia Aparecida Pereira

quinta-feira, maio 10, 2007

O Bicho

Manuel Bandeira


Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.


Simbolizando a política neoliberal. O mundo capitalista devorando os menos favorecidos de oportunidades. A elite dominando a massa. A educação é a massa e a política neoliberal é a elite. O mundo em que vivemos é selvagem.
Até quando vamos aceitar esta política individualista?


Aula ministrada pela professora Elizabete Ramalho Procópio. Considerações da aluna Liliane César Lobo

O Curso

Durante o nosso curso aprendemos muito, pois passamos por diversas situações tanto difíceis quanto prazerosas.É claro que os conteúdos específicos muito acrescentaram para a nossa carreira profissional, mas é com o relacionamento do nosso dia-a-dia umas com as outras, com tantas características e experiências de vidas diferentes que crescemos como seres humanos.
Por isso devemos sempre respeitar as diversidades, procurando enxergar com os olhos dos outros, sua visão de mundo e não fazendo julgamentos precipitados. Agindo assim com certeza evitaremos muitos conflitos e teremos mais amigos.


Um abraço a todas sas amigas de curso.










Colaboração das alunas Adriana Brito da Silva e Rosiane.de Oliveira Vargas

quinta-feira, maio 03, 2007

O Amor e a Educação


O que torna o ser humano, mais humano é a educação!

Nós educadores temos que ver além do que todos vêem, ver o que existe atrás de um simples olhar. Ser professor é olhar além do conhecimento, e ver a criança, e ou um ser humano necessitando de amor, carinho, compreensão. Precisa estar conectado em amor para ajudar a ser útil para com todos. O professor deve estar sempre com a fantasia na mente e nas pontas dos dedos para agir e direcionar o seu aluno. A educação precisa estar impregnada da verdade, para que a cada dia a alegria surja. A função do educador é ajudar, mediar, lutar e vencer nesta sociedade que reconhece que existem problemas mais que o sistema tem jeito e pode mudar, depende de cada um de nós, educadores. Temos que ter reconhecimento sim, mas nunca deixar de ter conhecimento.


Colaboração das alunas Luciene Neto de Brito e Fabiana Resende de Souza