I- Identificação
TURMA: 2ª série
TEMA: Sistema Monetário
CONTEÙDO: Matemática
II- Objetivos Específicos
- Reconhecer que o REAL é o dinheiro usado no Brasil;
- Empregar o símbolo R$ para representar quantias em dinheiro;
- Identificar cédulas e moedas de REAL;
- Resolver situações-problemas;
- Utilizar do dinheiro para compra e venda simulada.
III- Incentivação
- Compra e venda utilizando dinheiro confeccionado.
- Moedinhas confeccionadas em papel ofício.
- Bananas do Macaco Simão (jogo)
IV- Desenvolvimento
Após receber e organizar os alunos na sala comentar que a aula será sobre o Sistema Monetário. Fazer uma introdução da importância e para que serve o dinheiro. Levar moedas e cédulas para identificarem as que conhecem e seu valor. Escrever algumas quantias no quadro por extenso e pedir que eles peguem cédulas correspondentes. Os alunos farão compras e vendas de produtos variados como: balas, pirulitos, brinquedos, lápis, etc. Através de simulações, utilizando das moedas confeccionadas pelos próprios alunos. Resolverão problemas relacionando operações de soma e subtração através de exercícios entregue em cartões feitos de cartolina no modelo de bananas.
V- Avaliação
- Participação no desenvolver da aula;
- Comentários orais e escritos;
- Exercícios elaborados em cartões de cartolina;
- Organização no decorrer da aula.
BIBLIOGRAFIA
Livro: Inteligências Múltiplas – Celso Antunes
CD-ROM “ Só Matemática”
Colaboração das alunas Lúcia Helena S.dos S. Cruz e Adriana de Souza Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário