terça-feira, novembro 28, 2006

A importância dos vídeos na educação

Possibilitar ao aluno freqüentar a sala de vídeo significa preparar o professor para um novo campo de trabalho e pesquisa que pode ser explorado em sala de aula e longe de suas paredes, inclusive. Visto que alguns colegas ainda têm a idéia de fuga do quadro-negro, quando levam seus alunos para o vídeo. Deve-se motivar esse professor a ensinar a ensinar e a aprender, pois ele precisa transformar seu campo de visão educativo, isso representa mudança de paradigma; é difícil, mas não impossível!
É inegável a necessidade de integrar diferentes linguagens nas aulas em todos os níveis de ensino. Nesse contexto, filmes são recursos que mais facilmente são incorporados à rotina escolar. No entanto, faz-se necessário a reflexão: que estamos fazendo com ele?
O cinema e a TV são dotados de linguagem própria e compreendê-los vai além da simples apreciação de filmagens (imagens e sons), assim como ler é mais do que decodificar palavras.
Desse ponto de vista, não basta levar os alunos ao cinema como passeio, ou apresentar um vídeo para substituir a palavras do professor sobre um determinado assunto. É preciso propor a leitura reflexiva desses meios, em um determinado contexto, com sua linguagem peculiar, sua manifestação cultural, bem como possibilitar o espaço da criação usando essa linguagem, extrapolando o papel passivo da recepção da imagem e do som. Soma-se a isso a possibilidade de criar o diálogo entre as diferentes mídias, comparando-se características e informações obtidas em cada uma delas. É preciso educar para se viver na “sociedade da informação”, com toda sua gama de produção cultural.
Somente a prática reflexiva traz novas perspectivas aos processos educativos. Nós educadores precisamos constantemente buscar referenciais, discutir práticas, propor novas reflexões. Espaços de interação voltados aos educadores são caminhos importantes nessa busca reflexiva.


Colaboração das alunas Ilina Médice e Paula Proença

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