quarta-feira, novembro 01, 2006

Reflexão sobre a prática pedagógica


O trabalho com projetos é uma revisão profunda das inter-relações entre educadores e educandos na escola, uma discussão sobre postura pedagógica e concepção de ensino/ aprendizagem.
O pressuposto básico do trabalho com projetos é a ação do aluno sobre seu processo de aprendizagem, de maneira a permitir ao educando:

Ser autor de seu desenvolvimento, construindo significados que atendem as próprias necessidades, tornando-se responsável pelo seu aprendizado;

Construir referenciais de tempo, planificando ações e aprendizagens; sabendo antecipar-se e organiza-se;
Decidir e comprometer-se com o projeto da turma, aproveitando as oportunidades de fazer escolhas;

Ser autônomo, mas saber trabalhar em grupo, vivenciando atividades cooperativas;

Abrir-se às propostas dos outros, construindo seus próprios princípios sendo capaz de organiza-se;

Ter uma visão global do processo ensino/ aprendizagem, em vez de ficar esperando o que o professor irá trazer, fazer, decidir.

Nessa perspectiva, o aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repensar conteúdos prontos. Afinal, sabemos que é muito importante ter boas idéias, construí-las e entendê-las, do que apenas construir verdades.

Baseado no texto de Adriana Lott - Revista AMAE Educando/ Maio 2002.

Colaboração das alunas Carla Teixeira, Gilmara Ribeiro e Manuela Ventura

Nenhum comentário: