terça-feira, novembro 07, 2006

Noções Básicas de Física


Aprendemos com o nosso Professor EDUARDO “NOÇÕES BÁSICAS DE FÍSICA”, a maneira pela qual professoras das séries iniciais do ensino fundamental, dirigem atividades de conhecimento fcom seus alunos em suas aulas de ciências. As exigências atuais em torno do ensino de Ciências, em particular o ensino de Física, têm desencadeado muitas propostas que defendem a iniciação de crianças nos estudos de conceitos científicos. Isso tem implicado uma preocupação com a formação dos professores das séries iniciais a fim de que possam estar preparados, conceitualmente, metodologicamente e atitudinalmente, para, além de conhecerem o conteúdo que irão ensinar serem capazes de preparar e dirigir atividades significativas para seus alunos. Entretanto, para que isso possa ocorrer, é necessário que o professor possa ter, além de instrumentos precisos para observar a realidade e as especificidades de sua prática pedagógica, mecanismos de apoio para superar suas dúvidas e inseguranças diante das constatações de suas reflexões. Muitas são as histórias que anonimamente acompanham a construção solitária da identidade profissional de nossos professores. Quase sempre responsabilizado pelo fracasso escolar, o professor busca, no isolamento de sua sala de aula, superar as múltiplas dificuldades que se estabelecem no cotidiano de sua docência. Nem sempre consciente dos processos que vão conformando sua maneira de ser e agir, o professor vai construindo, ao longo de suas experiências com o ensino, um saber docente que se inicia em seus primeiros contatos com a escola, como aluno do Ensino Fundamental, passando pelas etapas relativas aos cursos de sua formação profissional inicial para ganhar contornos mais nítidos nas muitas e variadas vivências que o exercício de seu ofício lhe proporciona. Cada professor tem sua história, e cada história tem muitos professores, professoras, amigos, diretores, livros, atividades, avaliações, alunos, alunas, sucessos, derrotas, alegrias, inseguranças, frustrações, etc. Cada história conta muitas histórias, e elas ficam arquivadas nas memórias de cada docente, não apenas como lembrança de tempos que não voltam mais, mas como indicadores que atuam inconscientemente, condicionando hábitos, definindo atitudes e determinando idéias, convicções, modos de agir e seu saber pedagógico. Diante disso, professores das séries iniciais devem resgatar as memórias desses docentes acerca de suas experiências com o ensino de conceitos de Física, enquanto alunas e professoras, e relacioná-las com suas práticas atuais em sala de aula. O resgate das memórias docentes está relacionado com a busca das experiências que essas professoras vivenciaram com o ensino de Ciências, mais especificamente com o ensino de Física, tanto como alunas, tanto como professoras. Nossa intenção é compreender os significados construídos nessas experiências e como eles influenciavam a prática docente atual.
AGRADECEMOS AO NOSSO QUERIDO MESTRE EDUARDO A OPORTUNIDADE QUE NOS DEU DE APRENDER UM POUCO MAIS E DE MANEIRA CRIATIVA, A TÃO TEMIDA FISICA. E APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE DE LHE DESEJAR MUITAS FELICIDADES E QUE VALEU MUITO TER LHE CONHECIDO E PRINCIPALMENTE TER APRENDIDO A GOSTAR DE FISICA. MUITO ABRIGADA!!!

Colaboração das alunas Juliana Silva de Sousa, Lidia Silva de Sousa, Mara, Josiane, Silvânia, Emanuela

2 comentários:

Melhores Dicas de Jogos disse...

Resumi um poko ai e fala com clareza pois ñ entendi nada

Pretendo fazer Engenharia Civil e estou dando uma olhada nos campos da fisica e quimica

Andrea Toledo disse...

Desculpe-nos, mas este blog é direcionado para professores da primeira fase do Ensino Fundamental (1º ao 4º ano). Não conhecemos nada de Engenharia Civil.
Obrigada pela visita.
Andrea Toledo