segunda-feira, novembro 13, 2006

Leitura: Base para a construção crítica do aluno

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Nas últimas aulas da professora Anicézia, participamos de um pequeno seminário, cujo tema principal era “Literatura Infantil”. O que chamou atenção é como poderíamos trabalhar com a apreciação crítica do aluno, pois a leitura contribui para a formação de suas próprias opiniões.
O professor tem o papel de incentivador/estimulador, levando os alunos ao encontro desse mundo extraordinário e fascinante que é o literário.
Sugerimos então visitas às bibliotecas com os alunos, deixando-os à vontade para escolher aquilo que melhor os agrada, que irá suprir suas necessidades, curiosidades e expectativas. Como educadores devemos selecionar bons livros, de bons autores e com histórias interessantes para levarmos para sala de aula. Possibilitando ao aluno o incentivo a pensar – questionar por si próprio. Fazer com que eles discutam sobre a história, o que lhe chamou atenção, falar sobre os personagens, comentar sobre o começo e o fim, se foi gostoso ou chato. O importante é que eles se sintam à vontade para comentar sobre o que eles leram ou até mesmo o que ouviram, pois o primeiro contado que a criança tem com a leitura é aquele que é feito oralmente.
Devemos ir a fundo, não só fazer com que eles opinem, mais também chamar a atenção para o título, instruindo-os a observar o livro como um todo (capa, letra, encardenação, enfim...), o importante é despertarmos no aluno o prazer da leitura através de um livro, proporcionando assim o enriquecer da imaginação, da experiência do conhecimento.
O necessário é passarmos à fascinação de uma boa história e para isto precisamos encontrar prazer nas leituras que fazermos. Este é um dos primeiros passos para nos tornar e sermos capazes de ajudar a formar indivíduos capazes de pensar e ter suas próprias opiniões.

Colaboração das alunas Josiane Carmo, Lílian Rocha,Tatiana Abranches e Fabiana Zocateli.

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